sexta-feira, 5 de abril de 2013

Oi, pessoal, neste tutorial irei mostrar como eu pinto meus trabalhos. O Programa que irei usar é o Photoshop. Escolhi esta foto, mas infelizmente não sei o nome do fotógrafo nem da modelo, no entanto irei usar essa pintura apenas para estudos. O primeiro passo é fazer o contorno da figura. Não me preocupei em fazer uma cópia fiel, a ideia era soltar um pouco o traço e fazer um estilo mais pessoal.


O segundo passo é escolher as cores da personagem. Eu prefiro começar com cores pouco escuras e dessaturadas. Após pensar nas cores, faça um colorido bem chapado, sem se preocupar com luz e sombra. Depois vá clareando aos poucos tentando dar noção de volume. É importante que você tenha conhecimento básico de anatomia para poder dar forma aos músculos.   

O terceiro passo é trabalhar na figura até ficar com uma noção boa de volume. Agora você já pode começar a fazer luzes e sombras. No entanto irei explicar como eu faço as sombras mais escuras depois. 

O quarto passo é trabalhar no contraste das cores e definir os detalhes. Nessa fase, as linhas do desenho devem desaparecer, porém eu gosto preservar o contorno em algumas áreas, usando a cor da sombra ou da luz.


Reparem que o braço dela tem uma luz azul. Isso acontece porque a luz bate em um objeto e reflete uma cor semelhante para o objeto mais próximo. Nesse caso, a calça refletiu a cor dela no braço da personagem. A intensidade da luz refletida varia de acordo com a intensidade da luz que chega no objeto.


Reparem que eu usei um rosa saturado entre a luz e a sombra, isso gera um efeito de uma luz mais intensa. O artista Arne (Niklas Jansson) tem uma boa explicação sobre isso:

“Uma fonte de luz muito forte pode penetrar na superfície de alguns materiais, rebater em partículas internas e serem repelidas. Isso vai aumentar a saturação da área fazendo com que a superfície pareça iluminada por dentro. No caso da pele humana, o efeito é geralmente notado nas transições entre as áreas de luz e sombra.”


Siga o mesmo processo para fazer o cabelo, comece com cores escuras e vá clareando aos poucos. Tente trabalhar o movimento das mechas e cuidado para não fazer fios muito soltos, pois o cabelo pode ficar feio. 


Para fazer as sombras mais escuras, eu gosto de trabalhar com a cor oposta da luz. Nessa pintura, a luz é amarelada, então a sombra será uma cor azulada. Para misturar as cores, eu gosto de criar uma camada separada para a sombra e mudar o Blending para Multiply. Você pode diminuir a intensidade pela opacidade da camada ou por máscara. 


No cenário eu usei o soft brush, pois ele não define muito bem o traço, ideal para pintar coisas desfocadas. Para realçar a profundidade, eu jogo levemente uma cor branca meio azulada por cima do cenário. Lembre-se que a cor da personagem pode mudar de acordo com o ambiente, mas isso eu posso explicar em um outro tutorial.


E para finalizar, irei colocar uma textura na calça. Escolha uma textura e tire a saturação dela (ctrl + u). Para dar uma ilusão de volume aperte ctrl + t, selecione a opção warp, vá ajustando preenchendo a área desejada e apagando o que achar melhor. Depois selecione a camada da textura e mude o Blending pra Overlay (ou qualquer outro que achar melhor). Você pode diminuir a opacidade para ficar mais natural.



11 comentários:

  1. Estou impressionado com tanto talento. Acho que o que define o bom artista é o compromisso e a disciplina que ele coloca em sua arte.

    Eu gostaria de ter um traço assim com meus trabalhos, mas percebo que meu estilo é diferente. Mas aos poucos vou me lapidando e chegando lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcos. É exatamente isso que você falou, compromisso e diciplina. Só seguir esses passos que você fará trabalhos muito melhores.

      Excluir
  2. Seu tutorial muito bom, simples e eficaz, ajuda muito, obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento.
    Eu tenho uma duvida, se puder me respondeu eu agradeço, Um artista que trabalha com pintura digital, que tipo de trabalho ele pode fazer, qual cargo ele é contratado em uma empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Wesley. A pintura digital é serviço muito utilizado no mercado de entretenimento, como video games, filmes, animações, RPGs, jogos de cartas, etc. Muitas agencias de publicidade utilizam pinturas digitais para elaborar as cenas, os personagens e o layout. A arte digital está presente em todas as formas de ilustrações, como caricaturas, estampas de camisas, livros ilustrados, logomarcas, mascotes de empresas, etc.

      Excluir
  3. Fantástico! Valeu por compartilhar suas técnica.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amigo.
    Trabalho com direção de arte em uma agência de propaganda e curto muito desenhar também mas sempre tenho probs pra colorir digitalmente... se importaria de falar que brush vc usa na personagem e como configura.

    Passa seus contatos quem sabe rola uns freelas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leandro. Eu usei o hard brush na personagem e deixei o hardness em 50%, mas dependendo da área eu vou aumentando essa porcentagem (para definir mais o traço) ou diminuindo (para definir menos o traço).

      Meu e-mail é halex.alvaro@gmail.com
      Valeu, cara.

      Excluir
  5. Parabéns amigo.
    Trabalho com direção de arte em uma agência de propaganda e curto muito desenhar também mas sempre tenho probs pra colorir digitalmente... se importaria de falar que brush vc usa na personagem e como configura.

    Passa seus contatos quem sabe rola uns freelas!

    ResponderExcluir